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dc.contributor.author Minas Gerais. Escola de Saúde Pública.
dc.date.accessioned 2018-04-26T15:00:10Z
dc.date.accessioned 2018-06-15T00:57:44Z
dc.date.available 2018-04-26T15:00:10Z
dc.date.available 2018-06-15T00:57:44Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/105
dc.description.abstract A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) vem ao longo de seus 70 anos de história desenvolvendo ações educacionais e de pesquisa na área da saúde pública, com o objetivo de formar profissionais críticos, capazes de transformar a sua prática cotidiana. Com atuação em todo o Estado de Minas Gerais, a ESP-MG trabalha também de forma descentralizada, buscando atender às necessidades das regiões de saúde do Estado. A Escola tem como missão fortalecer o SUS, produzindo e disseminando conhecimentos junto a usuários, trabalhadores e gestores, por meio de ações educacionais e de pesquisa, com a Educação Permanente em Saúde como referencial político-pedagógico. Dessa maneira, as ações educacionais da Escola levam em consideração as experiências prévias e vivências sobre as práticas, o que possibilita a (re) construção de novos sentidos e significados sobre os serviços ofertados para a população, e, neste caso, novos sentidos e significados sobre a prática do controle social na saúde. A proposta de Qualificação para Conselheiras1 e Conselheiros Municipais de Saúde do Estado de Minas Gerais se deu a partir da parceria entre a ESP-MG e o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais - CESMG, com a participação de órgãos como a Controladoria Geral do Estado - CGE - e Ouvidoria Geral do Estado - OGE, considerando a necessidade de qualificar e fortalecer o Controle Social do SUS no Estado. A partir da realização de uma Turma Diagnóstica realizada em 2016, desenvolveu-se uma proposta de ação educacional baseada no levantamento de prioridades e mais contextualizada com as demandas de qualificação das conselheiras e conselheiros municipais de saúde. Essa foi uma etapa fundamental ao desenvolvimento de processos formativos atinentes / 9 às realidades. Para além do desenho de uma ação educacional vertical, concebida e executada por um grupo restrito de pessoas, a turma diagnóstico propôs uma autorização a outros discursos, outros sentidos e outras práticas inscritas no cotidiano de atuação nos conselhos. Esperamos, assim, possibilitar às conselheiras e aos conselheiros municipais de saúde o aperfeiçoamento de uma consciência crítica sanitária e apresentar instrumentos para intervenções mais objetivas para que acompanhem de forma mais qualificada, as discussões, negociações e pactuações das políticas públicas do SUS. Cabe ressaltar que esse material é resultado de um trabalho conjunto entre os autores, a Câmara Técnica de Educação Permanente em Saúde do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais e a equipe técnica da ESP-MG. Esperamos que os conteúdos e atividades sirvam não apenas para os momentos de encontro ao longo do curso, como também para apoiar o cotidiano da conselheira e conselheiro municipal de saúde. Trata-se, enfim, de uma contribuição da ESP-MG para o fortalecimento da participação social e das políticas públicas de saúde e para a construção de cidadania. Viva a saúde como direito social! en_US
dc.language.iso pt_BR en_US
dc.publisher ESP-MG
dc.subject Saúde pública en_US
dc.subject Educação em saúde en_US
dc.subject Conselhos de saúde en_US
dc.title Curso de qualificação para conselheiras e conselheiros municipais de saúde do Estado de Minas Gerais: unidades 1, 2, 3 e 4 en_US
dc.type Thesis en_US


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