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dc.contributor.advisor Carmo, Rose Ferraz
dc.contributor.author Moreira, Pollanah Martins Lira
dc.date.accessioned 2020-01-27T14:31:44Z
dc.date.available 2020-01-27T14:31:44Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/310
dc.description Monografia en_US
dc.description.abstract O conceito de participação social norteia a atuação da Vigilância em Saúde e deve estar articulado com o reconhecimento do território, haja vista que pode contribuir para traçar o perfil dos problemas de saúde de uma população, bem como formular ações de promoção à saúde. Compreendemos que a utilização efetiva do Sistema de Atendimento ao Cidadão pode ter um importante papel como ferramenta de participação de moradores de determinado território. O presente estudo teve como objetivo descrever o perfil das demandas recebidas pelo Sistema Informatizado de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de Belo Horizonte (SAC-WEB) referentes à Gerência de Zoonoses Noroeste (GERZO-NO) no ano de 2017. Foi criada uma planilha com dados constantes nos impressos emitidos pelo SACWEB para posterior construção de tabelas e gráficos. A GERZO-NO registrou um total de 2.389 solicitações entre as quais, mais de 70% estiveram relacionadas aos serviços de exame de leishmaniose canina e controle de roedores, reforçando importância do manejo ambiental bem como as atividades de educação em saúde. Algumas solicitações apresentaram endereços pertencentes a outro município ou outra Regional, possivelmente por serem limítrofes. Mais de 50% de todas as solicitações foram provenientes de seis áreas de abrangência (AA) e Jardim Montanhês foi a que recebeu o maior número de demandas relacionadas ao controle de animais peçonhentos, controle de roedores e controle de vetores. Foi observado que 9% de todas as demandas na Noroeste não possuíam registro da data de atendimento e isto pode ser um problema para a tramitação das demandas. O SAC-WEB se mostrou uma potencial ferramenta de auxílio ao controle da leishmaniose visceral uma vez que, a partir de suas demandas, foram detectados mais de 370 animais positivos. Ficou clara a importância do serviço de controle de roedores em todas as AA, uma vez que estas podem impactar diretamente nas atividades das equipes, demandando um tempo significativo em seu trabalho. Em relação aos prazos de atendimento das solicitações foi possível observar que, em todas AA, para algum tipo de serviço demandado, o prazo máximo de atendimento excedeu os 10 dias previstos, havendo grande variabilidade, sobretudo, nas áreas Jardim Montanhês e Padre Eustáquio. Portanto, a análise contínua do SAC como instrumento de planejamento e diagnóstico das necessidades territoriais pode ser explorada, auxiliando no direcionamento das atividades das equipes de zoonoses, bem como manejo de insumos e material informativo. en_US
dc.language.iso pt_BR en_US
dc.publisher ESP-MG en_US
dc.subject Sistema de Atendimento ao Cidadão en_US
dc.subject Território en_US
dc.subject Vigilância em Saúde en_US
dc.subject Controle de Zoonoses en_US
dc.subject Regional Noroeste en_US
dc.subject Belo Horizonte en_US
dc.title Perfil das demandas recebidas pelo sistema de atendimento ao cidadão (SAC) da Prefeitura de Belo Horizonte relacionadas ao Serviço de Zoonoses da Regional Noroeste em 2017 en_US
dc.type Monografia/ TCC en_US


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