Resumo:
Este trabalho é um relato de experiência da Regional Leste de Belo Horizonte/Prefeitura de Belo Horizonte com o Grupo de Trabalho (GT) de Dificuldade de Aprendizagem - proposta criada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), com o intuito de elaborar um fluxo de encaminhamento dos alunos das escolas municipais de Belo Horizonte com queixa de dificuldade de aprendizagem aos profissionais de saúde da rede SUS/BH para a discussão ampliada dos casos. É um relato de experiência realizado a partir de análise documental e baseado nas discussões conceituais sobre saúde, educação, grupos de trabalho, dificuldade de aprendizagem e distúrbio de aprendizagem. O relato desenvolvido trata das discussões que se iniciaram em 2011 e que levaram à criação do GT de Dificuldade de Aprendizagem municipal, do fluxo estabelecido para os casos de crianças e adolescentes das escolas municipais que apresentam queixas escolares e das experiências vivenciadas pelo GT na Regional Leste de 2014 a 2016. A análise documental das atas das reuniões desse GT possibilitou apresentar, no período de 2014 a 2016, quantas reuniões foram realizadas, quantos casos foram discutidos e quais foram os encaminhamentos dados a estes casos. Os resultados encontrados reforçam a literatura pesquisada em relação ao fator psicológico envolvido nas questões do mau desempenho escolar e que a atuação multiprofissional é de fundamental importância para a condução dos casos. Associado a isso vem a compreensão do impacto do contexto social no desenvolvimento da aprendizagem. Espera-se que esta proposta de trabalho possa ser fortalecida e sirva de modelo para implantação em outros municípios e que a integração entre saúde e educação seja embasada por ações permanentes e sistematizadas.