dc.contributor.advisor |
Mesquita, Juliana Fonseca de Oliveira |
|
dc.contributor.author |
Lloyd, Ana Cecília Racioppi Rocha |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-27T14:49:28Z |
|
dc.date.available |
2020-01-27T14:49:28Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/312 |
|
dc.description |
Monografia |
en_US |
dc.description.abstract |
Este trabalho é um relato de experiência da Regional Leste de Belo Horizonte/Prefeitura de Belo Horizonte com o Grupo de Trabalho (GT) de Dificuldade de Aprendizagem - proposta criada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), com o intuito de elaborar um fluxo de encaminhamento dos alunos das escolas municipais de Belo Horizonte com queixa de dificuldade de aprendizagem aos profissionais de saúde da rede SUS/BH para a discussão ampliada dos casos. É um relato de experiência realizado a partir de análise documental e baseado nas discussões conceituais sobre saúde, educação, grupos de trabalho, dificuldade de aprendizagem e distúrbio de aprendizagem. O relato desenvolvido trata das discussões que se iniciaram em 2011 e que levaram à criação do GT de Dificuldade de Aprendizagem municipal, do fluxo estabelecido para os casos de crianças e adolescentes das escolas municipais que apresentam queixas escolares e das experiências vivenciadas pelo GT na Regional Leste de 2014 a 2016. A análise documental das atas das reuniões desse GT possibilitou apresentar, no período de 2014 a 2016, quantas reuniões foram realizadas, quantos casos foram discutidos e quais foram os encaminhamentos dados a estes casos. Os resultados encontrados reforçam a literatura pesquisada em relação ao fator psicológico envolvido nas questões do mau desempenho escolar e que a atuação multiprofissional é de fundamental importância para a condução dos casos. Associado a isso vem a compreensão do impacto do contexto social no desenvolvimento da aprendizagem. Espera-se que esta proposta de trabalho possa ser fortalecida e sirva de modelo para implantação em outros municípios e que a integração entre saúde e educação seja embasada por ações permanentes e sistematizadas. |
en_US |
dc.language.iso |
pt_BR |
en_US |
dc.publisher |
ESP-MG |
en_US |
dc.subject |
Grupo de Trabalho |
en_US |
dc.subject |
Dificuldade de Aprendizagem |
en_US |
dc.subject |
Integração Saúde e Educação |
en_US |
dc.title |
Grupo de Trabalho (GT) de Dificuldade de Aprendizagem: relato de experiência da Regional Leste de Belo Horizonte. |
en_US |
dc.type |
Monografia/ TCC |
en_US |