Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Soares, Amanda Nathale
dc.contributor.author Tavares, Alessandra Antunes
dc.date.accessioned 2021-05-10T19:26:08Z
dc.date.available 2021-05-10T19:26:08Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/351
dc.description Monografia
dc.description.abstract A adolescência é compreendida como o período entre 10 e 19 anos, fase de transição entre a infância e a idade adulta, constituída por características singulares nos campos biológicos, psicológicos e sociais. Em que pese a amplitude de questões que envolvem a adolescência, no campo da saúde, normalmente, as necessidades observadas pelos profissionais restringem-se aos aspectos clínicos, privilegiando o componente biológico, higienista e individual, com abordagem que pouco incorpora diferentes componentes da vida do adolescente (como relação com a escola, interesses, desejos, conflitos). Sabemos que a parceria intersetorial entre saúde e educação é um caminho importante para a construção de estratégias de promoção da saúde do adolescente, que favorece uma compreensão mais ampliada sobre seu modo de viver e se apresenta mais capaz de responder às suas diferentes necessidades. É nesse contexto que se insere este trabalho, cujo objetivo é relatar a experiência de desenvolvimento das Oficinas de Futsal realizadas por meio de uma parceria entre a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e uma escola da regional Leste de Belo Horizonte. A proposta é que respondamos à seguinte questão: como a escola pode se tornar um espaço intersetorial para a promoção da saúde do adolescente? As articulações entre educação e saúde e a ação compartilhada entre escola e Unidade Básica de Saúde, durante as Oficinas de Futsal, nos permitiram desenvolver junto aos adolescentes uma intervenção capaz de integrar todas as dimensões humanas (cognitiva, afetiva, ética, social, lúdica, física), em um trabalho de reflexão e produção de novos modos de ser e agir. Como resultado, observamos mudanças significativas na rotina dos adolescentes e do ambiente escolar assim como no compartilhamento de ações e saberes entre professores, alunos e profissionais da saúde. Destaca-se a atuação dos profissionais da equipe NASF-AB e da escola, que elaboraram uma proposta cujo foco foi dar visibilidade ao adolescente e atuar com estratégias diferenciadas. Concluímos sobre a importância da parceria entre saúde e escola, principalmente em territórios de maior vulnerabilidade social, como é o caso desta experiência, para favorecer a compreensão das limitações e das potencialidades de cada área da comunidade, na tentativa de reduzir os abismos e os nós existentes no cuidado ao adolescente. en_US
dc.language.iso pt_BR en_US
dc.publisher ESP-MG en_US
dc.subject Adolescente en_US
dc.subject Saúde do adolescente en_US
dc.subject Promoção da Saúde en_US
dc.subject Intersetorialidade (colaboração intersetorial) en_US
dc.subject Escola en_US
dc.title Escola como espaço intersetorial para a promoção da saúde do adolescente: a experiência das oficinas de futsal en_US
dc.type Monografia/ TCC en_US


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Sidebar Navigation

Informação