Resumo:
A situação de crianças com dificuldades de aprendizagem está muito além da sala de aula.
Muitas das demandas que chegam à Atenção Primária em Saúde revelam mais questões
socioeconômicas e familiares do que umtranstorno de aprendizagem passível de intervenção
isolada pelos profissionais de saúde. Disso decorre, entre outros aspectos, a importância de
se abordar questões relativas ao contexto socioeconômico em que as crianças do território
estão inseridas. Nesse sentido, torna-se importante e necessário criar estratégias
intersetoriais para a realização de análises e intervenções que deem conta da complexidade
que envolve o contexto das crianças comdificuldades de aprendizagem. Por isso, proponho
um projeto de intervenção para a constituição de um processo de matriciamento que envolva
profissionais do centro de saúde, da escola e do conselho tutelar. A intenção é dialogarmos
sobre as situações em que vivem as crianças, discutirmos os casos encaminhados aos centros
de saúde e pensarmos em processos de atuação conjunta que sejam capazes de acolher as
demandas apresentadas pelas crianças e pelas suas famílias. O projeto de intervenção é
composto por oito etapas, que envolverão os diferentes atores participantes. Espera-se que a
realização deste projeto, em última instância, possibilite a construção conjunta de respostas
intersetoriais, integradas e mais assertivas para os casos de crianças com dificuldades de
aprendizagem.