Resumo:
O objetivo deste trabalho é identificar as principais fontes a que os homens recorrem quando
buscam informações sobre saúde, descrevê-las e indicar sugestões para que tal conteúdo seja
aprimorado. Para tanto, levantamos um referencial teórico, que traz, entre outros materiais e
autores, Inesita Soares de Araújo, Janine Miranda Cardoso, Rita Barradas Barata, Vera
França, Michael Kimmel e José Luiz Braga, além de dados de instituições como o Ministério
da Saúde. O material serve como base para a apresentação de um breve histórico sobre saúde
pública no Brasil, inclusive com destaque para a saúde do homem, envolvendo a Política
Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish) e a campanha Novembro Azul.
São apresentados conceitos de gênero, sexo e masculinidades, fundamentais para o
entendimento do tema de estudo. A comunicação é abordada majoritariamente a partir da
perspectiva dos meios digitais, processos simbólicos, mídias sociais digitais e interação. A
partir de respostas obtidas por meio da aplicação de um questionário a homens de Belo
Horizonte, os perfis Papo de Homem e Men’s Health Portugal no Instagram são analisados e
descritos. Além disso, é feita a relação entre o que é utilizado como referencial teórico, os
dados com as respostas do questionário e a análise dos perfis citados. Em seguida, sugerimos
doze publicações relacionadas à temática para perfis de Instagram. De modo geral,
percebemos uma mudança de comportamento por parte dos homens, que têm procurado mais
cuidados e informações sobre sua saúde. Entretanto, constata-se que, apesar disso, os meios
de comunicação direcionados ao público masculino ainda tratam a saúde como assunto menos
relevante em suas publicações.