Resumo:
Desde o ano de 2014, quando a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) quadrivalente foi introduzida no calendário nacional de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas dos 11 aos 13 anos de idade, e de 2016, quando foi estendida aos meninos com idade entre 11 e 15 anos incompletos, o Ministério da Saúde tem encontrado dificuldades em atingir as metas de vacinação em todo o país. Diante da baixa cobertura vacinal, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou no segundo semestre do ano de 2016 uma campanha externa, nas redes sociais, e interna, com os servidores, na tentativa de chamar a atenção sobre a importância da vacinação como forma de prevenção contra o vírus do HPV. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o conteúdo produzido pela SES-MG na rede social Facebook no período de seis meses, entre setembro de 2016 e março de 2017, e avaliar a interação do público com as postagens para verificar se esse canal realmente contribui para a mobilização/sensibilização/conscientização da sociedade e especialmente dos responsáveis e dos adolescentes na faixa etária a qual a vacina é destinada. Pretendemos identificar se, após a inserção dos meninos como público-alvo, há direcionamento de gênero nas campanhas; se o público interage positivamente, negativamente, criticamente ou de modo questionador sobre a vacina contra o HPV; se há manifestação de grupos antivacinas, se questões religiosas são apresentadas como impedimento para a não vacinação ou se há questionamentos em relação ao suposto estímulo à prática prematura da atividade sexual. Desejamos verificar ainda se a interação é maior por parte de pessoas que conhecem a vacina e sabem sobre a sua importância e eficácia, ou se os comentários que mais se fazem presentes são de pessoas que desconhecem a importância da vacinação como prevenção ao HPV.