Resumo:
Para garantir a atividade gerencial hospitalar e a participação dos trabalhadores na
gestão faz-se necessário uma boa comunicação de forma partilhar, repartir e trocar
opiniões. O presente trabalho tem por objetivo realizar o diagnóstico situacional
relacionado às estratégias de comunicação interna de um hospital público de pequeno
porte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Para realizar o
diagnóstico foi utilizada uma metodologia quantitativa e qualitativa por meio do estudo
das atas de reunião e análise das respostas de um questionário estruturado. Foram
42 atas analisas do período de junho de 2016 a dezembro de 2019 e 11 questionários
respondidos pelos gestores pertencentes ao colegiado gestor do hospital. A análise
das atas deu um panorama geral da baixa participação dos gestores na organização
do hospitalar e a análise dos questionários identificou que os gestores tem a
percepção de que a comunicação é ruim. Dentre as ferramentas de comunicação
interna presentes no hospital os gestores identificaram que o mural, as reuniões e
verbal são as que mais necessitam melhorias. A partir das informações e sugestões
dos próprios gestores realizou -se algumas sugestões de melhoria. E conclui-se a
pesquisa identificando que o hospital vive um momento de mudança de gestão
propicio a melhorias e acolhimento de sugestões.