Resumo:
O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foi criado em
2008, pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo
das ações da Atenção Básica (AB). São equipes multiprofissionais que atuam de
forma integrada com as equipes de AB. Nessa atuação é amiúde o trabalho conjunto
entre os profissionais da equipe, buscando potencializar o resultado das ações, e
ofertar mais conhecimento de áreas distintas, o chamado trabalho multiprofissional.
Esse trabalho, demanda o repensar dos papéis em todo o processo, das relações de
poder e dos conteúdos já instituídos e, quando organizado de forma interdisciplinar,
rompe a divisão burocrática e vertical do processo de trabalho, considerada impeditiva
da resolubilidade dos serviços de saúde. A puericultura, se dá pelo acompanhamento
periódico e sistemático das crianças até cinco anos de idade para avaliação de seu
crescimento e desenvolvimento, vacinação, orientações de cuidados e promoção de
saúde aos pais e/ou cuidadores, assim como pela identificação precoce dos agravos,
com vistas à intervenção efetiva e apropriada. Esse acompanhamento demanda a
atuação de toda a equipe de saúde, que assiste a criança e sua família por meio de
consultas, de enfermagem, médica, odontológica, grupos educativos e visitas
domiciliares, no contexto da AB. O presente trabalho é um relato de experiência da
criação e execução de um grupo multidisciplinar de puericultura pela equipe NASF AB do Centro de Saúde Goiânia, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O relato detalha
as etapas do desenvolvimento da atividade, pontua questões como lidar com o
inesperado e adaptar-se para execução do grupo, apresenta a importância do registro
adequado dos encontros, pondera sobre os desafios de trabalhar com educação em
saúde, e traz um olhar para o futuro e as perspectivas para a continuidade do trabalho.
Para além dessas questões, explana a importância do acompanhamento
interprofissional no primeiro ano de vida com a narrativa sobre a intervenção precoce
no problema de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor do paciente A.A.G.F, de
11 meses, através de sua participação em um dos encontros do grupo de puericultura.
Com a experiência do grupo de puericultura, abre-se um precedente para um novo
olhar sobre o cuidado em saúde da criança. O desenvolvimento do trabalho
interdisciplinar é uma construção continuada, ações como essa de educação em
saúde, precisam ser registradas adequadamente e compartilhadas para o
fortalecimento de atividades coletivas no contexto da atenção básica.