Resumo:
O presente trabalho se desenvolveu a partir de um estudo de gestão acerca da grande
diversidade de itens de materiais estocados no Estado de Minas Gerais. Conforme
organograma do período a Diretoria Central de Gestão e Suprimentos da Subsecretaria de
Gestão Logística (SEPLAG) realizou uma pesquisa acerca dos itens mais comprados pelo
governo em quantidade e valor financeiro, com base nas entradas de materiais de consumo no
período compreendido entre 01/01/2016 e 18/05/2017. Foram levantados nesse estudo cerca
1949 itens ativos no CATMAS (ver tabela de siglas) relativo a 82 (oitenta e dois) materiais. O
presente trabalho tem ênfase em um dos materiais levantados considerando os critérios acima
mencionados: a Classe-8530 – Utensílios para Higiene pessoal / Grupo-85 - Artigos para
toucador e Higiene Pessoal – material – Fralda descartável. Durante o estudo, foram
detectados diversos problemas no catálogo como, por exemplo, duplicidade nos descritivos,
itens de materiais pouco especificados e cadastros diversos registrados no catálogo com
direcionamento para marcas comerciais. Para a realização de uma compra eficiente, é
indispensável que os itens estejam bem descritos. A partir da variedade e complexidade dos
materiais existentes no catálogo de compras e a frequente necessidade de revisão dos mesmos,
o objetivo desse trabalho é relatar a experiência desenvolvida por uma equipe multidisciplinar
no processo de padronização do material fralda descartável para a realização de um
planejamento para Registro de Preço Centralizado no Estado de Minas Gerais. A primeira
etapa do processo se deu com a formação de uma equipe multidisciplinar; a segunda etapa do
estudo perpassa por uma análise quantitativa do CATMAS e SIAD através do levantamento
de dados pela equipe dos itens (objeto de estudo) existentes no catálogo; a terceira etapa se
deu com a análise qualitativa de 89 (oitenta e nove) descritivos dos itens de materiais
identificados quanto à estrutura do material e seu conjunto de características básicas; a quarta
etapa se desenvolveu com o estudo pelo grupo multidisciplinar acerca do material, levantando
as necessidades dos órgãos em consonância com o mercado e as legislações sanitárias
vigentes; a quinta e última etapa se deu com a consolidação do estudo e a elaboração do novo
PDM para o material fralda descartável. A expectativa do grupo, após a finalização do
trabalho, foi contribuir para uma maior qualidade das compras públicas do Estado de Minas
Gerais, tornando-as mais efetivas. Além disso, a partir dessa experiência, o Estado poderá
analisar os benefícios da padronização quanto à redução de custos e ao tempo destinado aos
processos de compra, mensurar a diminuição da quantidade de compras erradas, bem como a
de devoluções de mercadorias possibilitando uma gestão mais refinada mediante a
uniformização e controle dos materiais no estoque. Portanto, a padronização do catálogo é
fator relevante na promoção de uma política pública de compras estratégica e transparente.