dc.contributor.advisor |
Mesquita, Juliana Fonseca |
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dc.contributor.author |
Lloyd, Ana Cecília |
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dc.date.accessioned |
2018-09-21T16:28:44Z |
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dc.date.available |
2018-09-21T16:28:44Z |
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dc.date.issued |
2018 |
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dc.identifier.uri |
http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/63 |
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dc.description |
Monografia. |
en_US |
dc.description.abstract |
Este trabalho é um relato de experiência da Regional Leste de Belo
Horizonte/Prefeitura de Belo Horizonte com o Grupo de Trabalho (GT) de Dificuldade
de Aprendizagem - proposta criada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e
pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), com o intuito de elaborar um fluxo
de encaminhamento dos alunos das escolas municipais de Belo Horizonte com
queixa de dificuldade de aprendizagem aos profissionais de saúde da rede SUS/BH
para a discussão ampliada dos casos. É um relato de experiência realizado a partir
de análise documental e baseado nas discussões conceituais sobre saúde,
educação, grupos de trabalho, dificuldade de aprendizagem e distúrbio de
aprendizagem. O relato desenvolvido trata das discussões que se iniciaram em 2011
e que levaram à criação do GT de Dificuldade de Aprendizagem municipal, do fluxo
estabelecido para os casos de crianças e adolescentes das escolas municipais que
apresentam queixas escolares e das experiências vivenciadas pelo GT na Regional
Leste de 2014 a 2016. A análise documental das atas das reuniões desse GT
possibilitou apresentar, no período de 2014 a 2016, quantas reuniões foram
realizadas, quantos casos foram discutidos e quais foram os encaminhamentos
dados a estes casos. Os resultados encontrados reforçam a literatura pesquisada
em relação ao fator psicológico envolvido nas questões do mau desempenho escolar
e que a atuação multiprofissional é de fundamental importância para a condução dos
casos. Associado a isso vem a compreensão do impacto do contexto social no
desenvolvimento da aprendizagem. Espera-se que esta proposta de trabalho possa
ser fortalecida e sirva de modelo para implantação em outros municípios e que a
integração entre saúde e educação seja embasada por ações permanentes e
sistematizadas. |
en_US |
dc.language.iso |
pt_BR |
en_US |
dc.publisher |
ESP- MG |
en_US |
dc.subject |
Dificuldade de Aprendizagem |
en_US |
dc.subject |
Integração Saúde e Educação |
en_US |
dc.subject |
Grupo de Trabalho |
en_US |
dc.title |
Dificuldade de Aprendizagem: relato de experiência da Regional Leste de Belo Horizonte |
en_US |
dc.type |
Monografia/ TCC |
en_US |