dc.description.abstract |
Este trabalho analisa os depoimentos online de famílias sobre a assistência ao prematuro na
Unidade Neonatal do Hospital Sofia Feldman (HSF), em sua página oficial do Facebook. A
partir da noção de universalidade da comunicação, em que as pessoas têm algo a dizer e
querem ser escutadas, entende-se o Facebook do HSF como um espaço de escuta dos cidadãos
que, por meio de publicações espontâneas, deixam impressões sobre a assistência oferecida,
assim como os seus anseios. Considera-se relevante tal forma comunicativa, em que as
famílias se expressam e tornam-se fontes de informação sobre a assistência oferecida no
âmbito do SUS. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Foram selecionados para
análise 32 depoimentos que remetem à neonatologia ou prematuridade, publicados pelas
famílias, no período de novembro de 2015 a novembro de 2017 em “Publicações de
Visitantes”. O método de analise dos dados adotado foi a Análise de Conteúdo. Percebe-se
que, as famílias, ao compartilharem suas histórias, falam dos princípios do SUS, do trabalho
em equipe multidisciplinar, do sentimento de pertencimento à instituição, das crenças e
registram impressões que contribuem para o entendimento e a compreensão coletiva das
práticas humanizadas ao bebê prematuro. A referida rede social do HSF possibilitou a
manifestação e partilha de impressões e anseios sobre a assistência neonatal oferecida,
gerando uma identidade coletiva. O ambiente online, como um espaço público de discussão,
amplia estas vozes, dando a elas visibilidade. Contribui para formação de opinião acerca da
assistência oferecida, tendo em vista a ampla divulgação dos problemas enfrentados pelo SUS
nos meios de comunicação convencionais. |
en_US |