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dc.contributor.advisor Souza, Alessandra Ribeiro
dc.contributor.author Fragoso, Gilberto Leão
dc.date.accessioned 2018-10-09T18:34:40Z
dc.date.available 2018-10-09T18:34:40Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/71
dc.description.abstract Trata-se de uma pesquisa exploratória cujo objetivo principal foi o de analisar o discurso da logomarca da Estratégia Saúde da Família (ESF) à luz do conceito de família contemporânea. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para descrever a construção histórica de família, descrição da política de atenção à saúde adotada pelo Brasil com a criação e efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS) e construção da base teórica para a referida análise sob a égide de autores da Escola Francesa do Discurso. Evidenciaram-se vários formatos de família além do núcleo tradicional composto por mãe-pai-filho, discutiu-se a universalização do cuidado à saúde e apontaram-se os autores Charaudeau e Maingueneau para sustentação da análise do discurso como pretendido. A análise mostrou um quadro discursivo com importantes restrições quanto ao ato de linguagem ressaltando o aspecto monologal do processo já que o Ministério da Saúde não abriu a possibilidade de discussão da marca com os sujeitos receptores. Além disso, houve outro sujeito de fala constituído pelo agente publicitário contratado para a confecção da logomarca, o que reforça a possibilidade de suas impressões na construção da marca. Na análise evidenciou-se uma discrepância entre o conteúdo verbal que mostra a expressão em negrito “Saúde da Família” com uma tendência à abrangência da política implementada pela ESF quando comparado à parte imagética que tendeu à restrição posto que a análise dos elementos e cores utilizados em sua constituição demonstrou o predomínio da família tradicional. Trabalhou-se a relevância de múltiplos contextos como o cultural, social e de gênero que influenciam na interpretação de textos mistos, especialmente no que diz respeito às cores e sua relação com o processo de significação. Apontou-se a necessidade de reformulação da marca para torná-la mais abrangente e facilitar o sentimento de pertencimento por parte das famílias que não se enquadram no formato tradicional. Uma limitação do estudo diz respeito à efetividade de alcance da ESF. en_US
dc.language.iso pt_BR en_US
dc.publisher ESP-MG en_US
dc.subject Família contemporânea en_US
dc.subject Estratégia Saúde da Família en_US
dc.subject Análise do discurso en_US
dc.title Quando uma imagem não diz tudo: análise do discurso da marca gráfica da Estratégia Saúde da Família à luz do conceito de família na contemporaneidade en_US
dc.type Monografia/ TCC en_US


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