Resumo:
O presente trabalho tem como questão central investigar como a humanização do
parto é pautada na esfera pública a partir das estratégias comunicacionais do Hospital
Sofia Feldman no seu site institucional. Objetivou-se identificar como a noção de
humanização é trabalhada nas postagens publicadas no link “Notícias” do site
institucional do Hospital Sofia Feldman, as nuances que essa noção adquire e como
os princípios do Programa Rede Cegonha se veem refletidos nesse produto. O
método de pesquisa adotado neste estudo foi a análise de conteúdo das postagens
do “Notícias”, onde se observa como os conceitos e diretrizes do Programa Rede
Cegonha foram divulgados e como as diferentes vozes de profissionais e gestores
governamentais, das maternidades brasileiras e do Hospital Sofia Feldman se
reportaram ao Programa e aos conceitos da humanização. Após análise de conteúdo
das postagens, observou-se que este veículo comunicacional dá visibilidade aos
profissionais e gestores envolvidos com as mudanças e novas diretrizes do Programa
Rede Cegonha, do Ministério da Saúde. Mostra que, no ponto de vista dos
profissionais e gestores, o Hospital Sofia Feldman é um modelo de referência que
precisa ser seguido. Revela, também, as resistências e aceitações por profissionais e
gestores ao tema; e que ele é controverso e aciona importantes debates na esfera
pública. O site também é propositivo, pois propõe mudança de visão sobre o parto,
buscando alterar a cultura pública sobre o tradicional modelo hospitalocêntrico. O site
também é propositivo, pois propõe mudança de visão sobre o parto. O estudo conclui
que a comunicação se faz imprescindível neste processo de mudança de modelo de
assistência e deve chegar às mulheres, foco da mudança de modelo e vítimas da
obstetrícia hegemônica; aos gestores e profissionais de saúde, que devem mudar
suas práticas e para a sociedade de um modo geral.